terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cultura do saber...

Oi, gente quanto tempo estou sem postar, neah ? Poxa, as provas me deixaram longe do blog, muitas coisas para estudar e ler ao mesmo tempo então não tive como postar, me perdoem pelo tempo que esperaram para ler a minha nova postagem.

Bom, vamos a um novo assunto agora ?

O nosso blog é um informativo sobre os assuntos da história e eu gosto muito de falar sobre a cultura e disso eu já falei. Mais tem um outro assunto que estava conversando com uns amigos meus que gostaria de postar aqui para ler a opinião de vocês. É bem verdade que a gente tem mania de falar que tudo o que é de ‘fora’ é melhor, não é ?

Ex:

‘Ahh, por que não tem ‘isso’ (coisa ruim) nos EUA!!’

Realmente não tem.. (coisa boa que seja original, criada por eles, kkk)

Não tem laranja nos EUA e eles fabricam suco, vendem para cá e ‘a gente’ acha os sucos de lá melhores por que ‘são de fora’ mas só que eles compram DAQUI DO BRASIL.

Em 1961, a Citrosuco Paulista enviava para os Estados Unidos, as primeiras 1.000 toneladas de suco concentrado.


O grande impulso para o desenvolvimento da indústria cítrica brasileira foi a geada que atingiu os pomares da Flórida em 1962, chegando a destruir 13 milhões de árvores adultas. Essa geada acabou se tornando um marco para a indústria brasileira. Os americanos não tinham matéria-prima para abastecer o seu mercado interno e os mercados europeus.

O Brasil correu para preencher essa lacuna, acelerando o desenvolvimento da indústria de processamento de laranja. No início da década de 60 fez as primeiras exportações experimentais de suco concentrado de laranja, mas a indústria de suco voltada para a exportação nasceu mesmo em 1963.


A partir de 1966, as vendas se firmaram e a indústria cítrica brasileira entrou numa fase de franca expansão.

Até 1970/71, pode-se dizer que a indústria cresceu ocupando brechas no mercado internacional e aproveitando a legislação brasileira que beneficiava as exportações.

Para o setor citrícola, esse período foi de aprendizado, amadurecimento e estruturação. Com o passar do tempo a indústria brasileira superou em nível tecnológico os países mais avançados do setor.


Na década de 80, o Brasil se tornou o maior produtor mundial de laranjas, superando os Estados Unidos. Desde então, sustenta o título e se tornou também o líder na produção de suco desta fruta. À medida que a indústria se firmava como um figurante de peso na pauta das exportações do país, caíam os embarques de laranja in natura. Já em 1981, as exportações brasileiras de suco de laranja concentrado ultrapassavam 600 mil toneladas anuais. Para os citricultores, entregar a fruta para a indústria se tornou uma alternativa mais segura.

Hoje, a maior parte da produção brasileira de laranja destina-se à indústria do suco, que está concentrada no Estado de São Paulo. O setor emprega diretamente cerca de 400 mil pessoas, é atividade econômica essencial de 322 municípios paulistas e 11 mineiros, gera divisas superiores a US$1 bilhão anuais, no centro de uma cadeia produtiva que gera PIB equivalente a US$5 bilhões. As exportações de suco de laranja se mantêm, desde 1994, entre 1,1 e 1,2 milhões de toneladas.


Apesar do suco de laranja concentrado e congelado e ser o principal produto da laranja, vários subprodutos, com valor comercial são obtidos, durante o processamento. Entre esses subprodutos estão óleos essenciais, d'limonene, terpenos, líquidos aromáticos e farelo de polpa cítrica.

Esses subprodutos possuem diferentes aplicações no mercado interno e externo, que incluem fabricação de produtos químicos e solventes, aromas e fragrâncias, substâncias para aplicação em indústrias de tintas, cosméticos, complemento para ração animal, entre outros.


Como os Estados Unidos se dedica a abastecer o seu mercado interno, o Brasil transformou-se no maior exportador mundial de suco de laranja, atendendo hoje cerca de 50% da demanda e 75% das transações internacionais. Não há nenhum outro produto industrializado onde a presença do Brasil seja tão marcante.

O Brasil é um dos maiores exportadores de suco de laranja e ‘a gente’ desvaloriza a laranja daqui e prefere comprar a de fora. :S Só gostaria de lembrar que por termos sido colônia de exploração muitas riquezas nos foram tiradas e muitos produtos (inclusive e principalmente o ouro e diamantes) nos foram tirados e com isso se fala que o que tem de fora do nosso país, é melhor, mas na verdade muita coisa é daqui mesmo.. PENSEMOS NISSO. (Tenho que admitir que não sou patriota fervorosa, maaaaaaas isso é um absurdo).

Vamos saber reconhecer aquilo que é realmente bom e de onde veio, ok ? :D

Fonte : http://www.abecitrus.com.br/industria_br.html

Um comentário:

William Borges disse...

Muito bom.Marcela dando um banho de cultura =)